Páginas

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Porque Falar Sobre Vulcões?

Porque é um tema atual. Está sempre na mídia e constantemente afetando a sociedade, inclusive a brasileira, que como exemplo: O Vulcão Chileno que atrapalhou voos nos estados do sul do Brasil, e vários locais da América Do Sul, provocando transtornos a toda população.
Embora exista ainda os vulcões extintos, que são aqueles que os vulcanólogos consideram pouco provável que entrem em erupção novamente.Não é fácil ter a certeza que um vulcão está realmente extinto. Pois há constantemente abalos símicos no interior da terra, como: terremotos. Porém não podemos negar  que quando um vulcão entra em atividade, apesar de provocar a destruição por onde passar, é um imenso espetáculo da natureza. 

Atenciosamente....

Grupo:
Raine, Andéia, Lázaro, Pedro Roberto, Carolayne.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Vulcão Tungurahua lança cinzas sobre províncias do Equador

O vulcão Tungurahua, no centro da parcela equatoriana da Cordilheira dos Andes, experimentou nesta terça-feira um grande aumento de sua atividade com duas explosões e lançamento de gases e cinzas que se espalharam por várias províncias do país, segundo um relatório do Instituto Geofísico (IG) da Escola Politécnica Nacional.
Houve um crescimento da atividade sísmica, assim como a deformação de seu cone e o aumento na medição do dióxido de enxofre exalado pelo vulcão, assinalou o IG, que não tem evidências de que a atual atividade possa causar uma crise eruptiva como as de julho e agosto de 2006.
Naquela ocasião, considerada como a maior atividade do Tungurahua em seu atual processo eruptivo, iniciado em 1999, seis pessoas morreram e milhares foram retiradas de seus arredores.
Nos mais de 12 anos de atividade, o Tungurahua, de 5.016 metros de altitude, intercalou períodos de grande atividade com lapsos de relativa calma, e desde abril passado sua situação era relativamente estável.
Segundo o IG, essa situação começou a mudar no início deste mês, quando foram registrados explosões e períodos de tremor constantes, além de ruídos fortes e emissões de vapor de água e cinza.
Na segunda-feira, o lançamento de gás e cinzas, em forma de nuvens, chegou até a cidade de Ambato, a 30 quilômetros de distância, onde houve uma pequena queda do material vulcânico, assinala o relatório do IG.
No entanto, o organismo precisa que durante a última madrugada houve um "aumento substancial do tremor sísmico, acompanhado por intensos rugidos" que causaram a vibração de janelas no centro de vigilância situado a dez quilômetros do vulcão.
Também foi registrada queda de cinzas em Pillate e Cusúa, situadas na província de Tungurahua, e em Choglontús, na vizinha Chimborazo, todas localizadas nas cercanias do vulcão.
Em imagens de satélites, o IG observou que a esteira de gás e cinzas expelidas pelo vulcão se estendeu ao norte e noroeste, chegando inclusive a passar pelas províncias litorâneas de Manabí e Guaias.
"Não podemos descartar pulsos de atividade maiores no médio e longo prazo", assinala o relatório do IG, que mantém uma vigilância constante sobre o comportamento da montanha.

Geólogos encontram na Amazônia vulcão mais antigo do mundo

Geólogos da Universidade  de São Paulo descobriram em pleno coração da região amazônica um vulcão extinto cuja idade foi calculada em aproximadamente 1,9 bilhão de anos, e por isso considerado o mais antigo do mundo. Os cientistas pesquisavam na região situada entre os rios Tapajós e Jamanxin, no estado do Pará, desde 1998, analisando concentrações anômalas de minerais (inclusive ouro) em camadas profundas da região, como conseqüência da atividade vulcânica. O professor Caetano Juliani, do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo e um dos coordenadores da expedição que detectou o extinto vulcão, explicou que é raro encontrar estruturas dessa natureza tão bem preservadas. "A maioria dos vulcões antigos tem cerca de 60 milhões de anos. Há vulcões com idade estimada de 500 milhões de anos. Isto nos servirá para estudar a atmosfera esta região há quase 2 bilhões de anos", comentou. O que restou do vulcão tem entre 200 e 250 metros de altura e dois quilômetros de diâmetro, no meio da selva, embora os estudos preliminares indicam que teria alcançado mais de 400 metros de altura, ainda que sofresse uma forte erosão.

VULCÕES, A TERRA EM FÚRIA


A palavra vulcão vem de Vulcano (Hefesto na mitologia Grega), deus do fogo na mitologia romana. 

A maior parte da atividade vulcânica ocorre nas bordas das chamadas placas tectônicas – as subdivisões que separam a terra em crostas que se aproximam ou se afastam lentamente, provocando terremotos e mudanças na geologia do planeta. 

Os vulcões estão distribuídos por todo o planeta, mas a maioria se localiza no chamado Anel de Fogo do Pacífico. Essa é também uma das regiões mais sujeitas a terremotos no mundo. 

Estima-se que existam mais de 500 vulcões ativos no mundo. 

O maior vulcão do mundo é o Mauna Loa, no Havaí, com mais de 12 mil metros de altura. 

A atividade de alguns vulcões é maior do que a de outros. Os vulcões mais ativos do mundo atualmente são o Stromboli (na Itália), o Etna (também na Itália), o Izalco (em El Salvador), Cotopaxi (Equador) e Kilauea (Havaí, Estados Unidos). 

A temperatura da lava de um vulcão pode chegar a 2.000º C. 

O mais antigo vulcão extinto do mundo fica na região amazônica. Sua idade? Quase dois bilhões de anos. 

A cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais, está localizada sobre a cratera de um vulcão extinto que desmoronou. 

Uma das mais conhecidas erupções vulcânicas da história foi ao do Vesúvio, que soterrou a cidade de Pompéia no ano 79 d.C.. Pompéia só foi redescoberta em 1738. 

A última grande erupção do Vesúvio ocorreu em 1944. Os cientistas suspeitam que, devido ao crescimento populacional no entorno, uma próxima grande erupção causará milhares de mortes. 

A maior erupção vulcânica registrada pela humanidade ocorreu no Alasca em 1912. O vulcão Katmai expeliu uma nuvem de cinzas e gases tóxicos gigantescos, suficientes para escurecer tudo num raio de 200 Km. 

O país mais sujeito a erupções vulcânicas do mundo é a Indonésia. São 130 vulcões ao todo. Alguns dos vulcões mais conhecidos da história estão em território indonésio, caso do Krakatoa, cuja erupção em 1883 matou mais de 36 mil pessoas.

A maior parte das terras da Islândia foi formada por atividade vulcânica. Existem mais de 100 vulcões no país. Os mais conhecidos são o Hekla, o Kafla, o Helgafell e o Eyjafjallajokull. A erupção do Eyjafjallajokull, em 2010, paralisou dezenas de aeroportos na Europa. Suas cinzas chegaram a 11 mil metros de altitude e geraram o receio de que possam danificar as turbinas dos aviões.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Vulcões

Vulcão é uma estrutura geológica criada quando o magma, gases e partículas quentes (como cinza vulcânica) "escapam" para a superfície terrestre. Eles ejetam altas quantidades de poeira, gases e aerossóis na atmosfera, interferindo no clima. São frequentemente considerados causadores de poluição natural. Tipicamente, os vulcões apresentam formato cónico e montanhoso.
A erupção de um vulcão pode resultar num grave desastre natural, por vezes de consequências planetárias. Assim como outros desastres dessa natureza, as erupções são imprevisíveis e causam danos indiscriminados. Entre outros, tendem a desvalorizar os imóveis localizados em suas vizinhanças, prejudicam o turismo, interrompem o tráfego aéreo e consomem a renda pública e privada em reconstruções. Na Terra, os vulcões tendem formar-se junto das margens das placas tectónicas. Existem excepções quando os vulcões ocorrem em zonas chamadas de hot spots (pontos quentes), que são locais aonde o manto superior atinge altas temperaturas. Os solos nos arredores de vulcões formados de lava arrefecida, tendem a ser bastante férteis para a agricultura.

Tipos de vulcão

Vulcão-escudo 

O Havaí e a Islândia são exemplos de locais onde são encontrados vulcões que expelem enormes quantidades de lava que gradualmente constroem uma montanha larga com o perfil de um escudo. As escoadas lávicas destes vulcões são geralmente muito quentes e fluidas, o que contribui para ocorrerem escoadas longas . O maior vulcão deste tipo na Terra é o Mauna Loa, no Havaí, com 9 000 m de altura (assenta no fundo do mar) e 120 km de diâmetro. O Monte Olimpo em Marte é um vulcão-escudo e também a maior montanha do sistema solar.
Cones de escórias
É o tipo mais simples e mais comum de vulcões. Esses vulcões são relativamente pequenos, com alturas geralmente menores que 300 metros de altura. Formam-se pela erupção de magmas de baixa viscosidade, com composições basálticas ou intermediárias .
Estratovulcões

Volcano scheme.svg




Os "estratovulcões" também são chamados de "compostos", são grandes edifícios vulcânicos com longa atividade, forma geral cônica, normalmente com uma pequena cratera no cume e flancos íngremes, construídos pela intercalação de fluxos de lava e produtos piroclásticos, emitidos por uma ou mais condutas, e que podem ser pontuados ao longo do tempo por episódios de colapsos parciais do cone, reconstrução e mudanças da localização das condutas . Alguns dos exemplos de vulcões deste tipo são o Teide na Espanha, o Monte Fuji no Japão, o Cotopaxi no Equador, o Vulcão Mayon nas Filipinas e o Monte Rainier nos Estados Unidos.
Caldeiras ressurgentes
São as maiores estruturas vulcânicas da Terra, possuindo diâmetros que variam entre 15 e 100 km². À parte de seu grande tamanho, caldeiras ressurgentes são amplas depressões topográficas com uma massa elevada central . Exemplos dessas estruturas são a Valles e Yellowstone nos Estados Unidos e Cerro Galan na Argentina.
Vulcões submarinos
São aqueles localizados abaixo da água. São bastante comuns em certos fundos oceânicos, principalmente na dorsal meso-atlântica. São responsáveis pela formação de novo fundo oceânico em diversas zonas do globo . Um exemplo deste tipo de vulcão é o vulcão da Serreta no Arquipélago dos Açores.


Entre os vulcões mais importantes do planeta em atividade estão:

Monte Ruapheu – Nova Zelândia, White Island – Nova Zelândia, Vesúvio – Itália, Teide – Espanha, Tambora – Indonésia, Shiveluch – Rússia, Paricutin – México, Pacaya – Guatemala, Ojos del Salado – Argentina, Nevado del Ruiz – Colômbia, St Helens – Estados Unidos, Mauna Loa – Estados Unidos, Llullaillaco – Chile, Krakatoa – Indonésia, Kilauea – Estados Unidos, Vulcão del Fuego – México, Etna – Itália, Cotopaxi – Equador, Colima – México, Chimborazo – Equador, Bromo – Indonésia, Alicudi – Itália.


 





Reportagem exibida no programa "Fantastico"