Páginas

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

VULCÕES, A TERRA EM FÚRIA


A palavra vulcão vem de Vulcano (Hefesto na mitologia Grega), deus do fogo na mitologia romana. 

A maior parte da atividade vulcânica ocorre nas bordas das chamadas placas tectônicas – as subdivisões que separam a terra em crostas que se aproximam ou se afastam lentamente, provocando terremotos e mudanças na geologia do planeta. 

Os vulcões estão distribuídos por todo o planeta, mas a maioria se localiza no chamado Anel de Fogo do Pacífico. Essa é também uma das regiões mais sujeitas a terremotos no mundo. 

Estima-se que existam mais de 500 vulcões ativos no mundo. 

O maior vulcão do mundo é o Mauna Loa, no Havaí, com mais de 12 mil metros de altura. 

A atividade de alguns vulcões é maior do que a de outros. Os vulcões mais ativos do mundo atualmente são o Stromboli (na Itália), o Etna (também na Itália), o Izalco (em El Salvador), Cotopaxi (Equador) e Kilauea (Havaí, Estados Unidos). 

A temperatura da lava de um vulcão pode chegar a 2.000º C. 

O mais antigo vulcão extinto do mundo fica na região amazônica. Sua idade? Quase dois bilhões de anos. 

A cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais, está localizada sobre a cratera de um vulcão extinto que desmoronou. 

Uma das mais conhecidas erupções vulcânicas da história foi ao do Vesúvio, que soterrou a cidade de Pompéia no ano 79 d.C.. Pompéia só foi redescoberta em 1738. 

A última grande erupção do Vesúvio ocorreu em 1944. Os cientistas suspeitam que, devido ao crescimento populacional no entorno, uma próxima grande erupção causará milhares de mortes. 

A maior erupção vulcânica registrada pela humanidade ocorreu no Alasca em 1912. O vulcão Katmai expeliu uma nuvem de cinzas e gases tóxicos gigantescos, suficientes para escurecer tudo num raio de 200 Km. 

O país mais sujeito a erupções vulcânicas do mundo é a Indonésia. São 130 vulcões ao todo. Alguns dos vulcões mais conhecidos da história estão em território indonésio, caso do Krakatoa, cuja erupção em 1883 matou mais de 36 mil pessoas.

A maior parte das terras da Islândia foi formada por atividade vulcânica. Existem mais de 100 vulcões no país. Os mais conhecidos são o Hekla, o Kafla, o Helgafell e o Eyjafjallajokull. A erupção do Eyjafjallajokull, em 2010, paralisou dezenas de aeroportos na Europa. Suas cinzas chegaram a 11 mil metros de altitude e geraram o receio de que possam danificar as turbinas dos aviões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário